sexta-feira, 17 de junho de 2011

Da Revolução Industrial á Primeira Guerra

O período que se estende da Revolução Industrial, no final do século XVIII, á Primeira Guerra Mundial, em 1914, corresponde a uma nova ordem socioeconômica, com profundas reflexos nos campos da arte, que se manifestam não só no papel dos produtores, ou seja, dos artistas, mas também da nova dimensão dos receptores, ou seja, do público.

Na segunda metade do século XVIII, o processo de industrialização havia modificado as antigas relações econômicas, criando na Europa uma nova forma de organização política e social, que muito influenciaria os tempos modernos. O grande marco dessas mudanças foi a Revolução Francesa, tão exaltada pelos românticos da primeira hora.
´´ A Revolução Francesa e o movimento romântico marcam o fim da época cultural em que o artista se dirigia a uma ´sociedade´ a um grupo mais ou menos homogêneo, a um público cujo autoridade, em princípio, reconhecida absolutamente.
No período compreendido entre a Revolução Industrial e a Primeira Guerra, destacaremos quatro grandes estilos da época:
*Romantismo: que se caracteriza a primeira metade do século XIX;
*
*Realismo/Naturalismo: que se caracteriza a segunda metade do século XIX;
*
*Parnasianismo: que se carcteriza a virada do século XIX para o século XX;
*Simbolismo: que também caracteriza a virada do século XIX para o século XX, desenvolve-se paralelamente ao parnasianismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário