domingo, 19 de junho de 2011

Os Marcos

Considera-se o marco inicial do Romantismo português a publicação, em 1825, do poema Camões, escrito por Almeida Garrett durante seu auxilio em Paris, portanto sob o impacto da vitória do liberalismo, do regresso de D. João VI e da perda do Brasil, a maior e mais produtiva colônia burguesa. O romantismo se estende até 1865 quando eclode a famosa Questão Coimbrã, iniciando o realismo.
O Romantismo inicia-se no Brasil em 1836, quando Gonçalves de Magalhães publica, na França, a Niterói- Revista Brasileira e lança, no mesmo ano, um livro de poemas românticos intitulando Suspiros poéticos  e Saudades. Portanto, os novos conceitos românticos são introduzidos no Brasil por um exilado quando o país vívia um período regencial, ainda sob o impacto da abdicação de D. Pedro I.
Marco Final
O ano de 1881 é considerado marco final do Romantismo, quando são lançados os primeiros romances de têndencia naturalista e realista, embora desde 1870 já ocorressem manifestações do pensamento realista da Escola de Recife, em movimento liderado pot Tobias Barreto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário